Em plena pandemia da COVID-19, um grupo de três amigas (área de saneamento/recursos hídricos/reúso de água) resolveu tirar um sonho do papel e precisou contar com a ajuda de mais uma (executiva de TI), para alinhar as expectativas e a criatividade das demais. Assim nasceu o content management system “reusodeagua.org”.

Ana Silvia Santos, fundadora da plataforma e atual CEO do Instituto, é engenheira civil, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e fez toda a sua carreira acadêmica na Universidade pública, com pesquisa financiada pelo governo, com bolsas de estudo; sua intenção sempre foi devolver este investimento à sociedade. Suas então alunas Bruna Araujo e Maira Lima atuavam no seu grupo de pesquisa e também estavam alinhadas com o tema geral que envolve saneamento, recursos hídricos e reúso de água. Assim, por força da condução da pesquisa científica, as três se tornaram amigas e muito envolvidas com o mesmo objetivo de ampliar o raio de ação, fazer a informação ir mais longe e poder retornar para a sociedade o que ela depositou na formação profissional das três. Assim, elas resolveram criar uma plataforma para compartilhar e gerenciar, gratuitamente, conteúdo técnico-científico de modo a facilitar o acesso à informação, à inovação e aos avanços na área, de modo a impulsionar a prática de reúso de água.

Para que todas as ideias pudessem sair do papel e se tornar realidade, era preciso alguém com formação executiva de gestão de projetos, para conduzir e orientar as ações. Foi então que elas agregaram outra amiga, a Dulce Helena Ferreira, que não atua na área, mas tem grande experiência em fazer o projeto deslanchar.

Diante disso, as quatro fundadoras passaram a se reunir semanalmente, com um cronograma intenso de tarefas, desde março de 2021, até ao lançamento oficial da plataforma, no dia 17 de junho de 2021. Esta data, estabelecida pela Convenção das Nações Unidas de Combate à desertificação, é conhecida como o dia mundial de combate à seca e à desertificação, comemorada todos os anos, desde 1994, com o objetivo de promover a conscientização da sociedade em relação aos esforços neste caminho. Neste contexto, acreditamos que o reúso de água, como uma prática segura e responsável, não só pode ser um forte e importante instrumento de combate à seca, como pode produzir desenvolvimento socioeconômico, atenuar os efeitos das alterações do clima e evitar conflitos pelos usos da água.

No fundo, o nascimento da plataforma reusodeagua.org pretendia (e pretende atualmente como Instituto), exatamente, apostar no desenvolvimento de uma sociedade consciente e aplicada em termos de usos da água. Objetiva-se protagonizar a água nas ações cotidianas da sociedade, observando com a clareza técnica que a ciência permite, a sua necessidade absoluta, mesmo com características distintas na fonte.  

No webinar de lançamento, as fundadoras apresentam os caminhos técnicos para a institucionalização do reúso de água, ressaltando as vantagens, as dificuldades, as lacunas de conhecimento e de aplicação prática, além da história do site propriamente dito, a sua construção e o seu conteúdo. Se quiser conhecer um pouco mais sobre este nascimento, assista o vídeo do webinar.

Posteriormente, as ações demandaram outros esforços e mais três especialistas foram incorporados ao grupo: O Sérgio Ayrimoraes trouxe a sua experiência no planejamento e gestão de recursos hídricos; o Frank Pavan, o seu conhecimento em políticas públicas; e a Lilian Velloso, sua formação em ESG.